13/11/2008

Berlengas

A Reserva Natural da Berlenga encanta pelas paisagens de grande beleza natural, proporcionando momentos inesquecíveis, com as águas cristalinas, os encantadores recantos verdes conjuntamente com todas as espécies animais existentes nas ilhas.

Um património natural de grande valor, o pequeno arquipélago das Berlengas, situa-se a cerca de 10km a oeste de Peniche, está classificado como Reserva Natural desde 1981.
Este é um local que ainda hoje se apresenta quase no seu estado natural, pouco alterado pela mão humana, de acesso possível por meio aéreo ou marítimo. Apresenta um importante e rico habitat para as mais variadas espécies, existindo mesmo mais de cem espécies diferenciadas de plantas e uma fauna e flora excepcional. Impossível é não referenciar um dos maiores símbolos da ilha, as gaivotas!

Vale a pena conhecer os recantos desta maravilha natural, através dos trilhos pedestres ou dos interessantes passeios de barcos ao interior das grutas resultantes da acção erosiva do mar sobre o granito.

O Forte de São João Baptista, cartão de visita da ilha, foi mandado construir em 1651 pelo rei D. João IV, dada a sua posição estratégica. Diz-se que oferecia assistência aos marinheiros em passagem e aos muitos náufragos vítimas da violência da costa. Este forte terá sido sucessivamente atacado por piratas, o que levou ao seu abandono.

Já no século XIX o Forte é desartilhado e abandonado, servindo como apoio às actividades piscatórias da região. No século XX, o Forte foi transformado em pousada, abandonada após a revolução do 25 de Abril. Hoje em dia funciona como “casa-abrigo” da Associação dos Amigos das Berlengas, e é um dos locais de alojamento do arquipélago.
É um lugar que me faz imaginaaaar!!!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

É um lugar encantado!!!!

Vale a pena a visita, lindissimo;)

Portugal tem coisas lindas e as Berlengas são prova disso.


mokinhas