10/06/2012

Novo distúrbio?


Anorexia é uma doença já conhecida em todo mundo, cujo portador tem uma distorção de sua própria realidade, imaginando-se mais gordo do que realmente é.
A novidade é que agora está a ocorrer o inverso: a gordorexia! Quem sofre deste distúrbio são gordinhos que não se vêm como realmente são. Estes gordinhos, ao olhar ao espelho, vêm-se mais magros do que a realidade. Isto pode fazer com que um portador de gordorexia, sem se aperceber, esteja com sobrepeso ou até mesmo obeso, e sem noção das doenças que pode vir a ter por consequência. No entanto, o termo gordorexia ainda não é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


Estou com todo este blá blá blá porque ando um pouco preocupada com uma amiga. A C. nos ultimos meses tem aumentado visivelmente de peso, é uma pessoa de estatura baixa(tal como eu) , deve medir cerca de 1,65m e mesmo não fazendo ideia de qual é o seu peso certo, deve pesar cerca de 80kg. custa-me vê-la assim, principalmente porque parece-me que não tem consciência que está assim.
Sinto que lhe deveria dizer qualquer coisa. Tenho receio que me interprete mal. Já dei a entender que... digamos que... está com um porte pouco atlético. Por vezes ao falar com ela, incluo-me no seu 'estado' (mesmo pesando menos 20kg) para ver se ela percebe. Mas ela não percebe. Não sei.....

...mas acredito neste distúrbio!

1 comentário:

Sue disse...

Acho que o melhor é ires directo ao assunto. Ela vai perceber que apenas estás preocupada com a sua saúde.