30/11/2008
27/11/2008
Lugares # 2
Este é um local de paragem obrigatória, ganhando uma ainda maior beleza quando avistado do mar, pelo que é frequente a passagem de muitos cruzeiros turísticos da costa Algarvia que observam, deslumbrados, a beleza destas formações rochosas plenas de grutas e abrigos, habitat perfeito para inúmeras espécies animais.
No lugar de uma antiga Ermida foi construído um farol, do alto do qual se tem um panorama ainda mais deslumbrante, avistando-se as pequenas praias, muitas delas apenas acessíveis de barco, que povoam a envolvente do promontório.Vale a pena observar a estreita escadaria que conduz a uma pequena enseada, onde acostam pitorescas embarcações que esperam pelos visitantes que pretendem explorar este paraíso natural, por entre grutas e abrigos naturais, muitos com curiosos nomes atribuídos.
26/11/2008
"Canção ao Lado"
Conquistaram-me desde a primeira vez que os ouvi, e como eu, muitos portuguesas ficaram rendidos a este novo projecto musical, os Deolinda, que dizem-nos sobre eles próprios:
«O seu nome é Deolinda e tem idade suficiente para saber que a vida não é tão fácil como parece, solteira de amores, casada com desamores, natural de Lisboa, habita um rés-do-chão algures nos subúrbios da capital. Compõe as suas canções a olhar por entre as cortinas da janela, inspirada pelos discos de grafonola da avó e pela vida bizarra dos vizinhos. Vive com 2 gatos e um peixinho vermelho...»
Deolinda é um original projecto de música popular portuguesa, inspirado pelo fado e as suas origens tradicionais. Formado em 2006 por 4 jovens músicos com experiências musicais diversas (jazz, música clássica, música étnica e tradicional), procuram, através do cruzamento das diferentes linguagens e pesquisa musical, recriar uma sonoridade de cariz popular que sirva de base às composições originais do grupo.
Os Deolinda são: Ana Bacalhau (voz), Zé Pedro Leitão (contrabaixo e voz), Pedro da Silva Martins (composição, textos, guitarra clássica e voz) e Luís José Martins (guitarra clássica, ukelele, cavaco, guitalele, viola braguesa e voz).
Aproveitem e dêem uma espreitadela em http://www.deolinda.com.pt/
Adoro o "Fado Toninho"
25/11/2008
24/11/2008
Agora, um pouquinho sobre mim…
Sou louca por motas, a adrenalina da velocidade e sensação de liberdade fascinam-me.
Fotografia, já não sei viver sem ela, gosto de tirar fotos a tudo o que me aparece à frente! Para depois recordar.
Aprecio uma boa amizade, mas nos dias de hoje está em “vias de extinção”!
Gosto de sair à noite, gosto de ouvir música, gosto de dançar, gosto de beber uns copos, gosto sobretudo de me divertir.
Gosto muito de cozinhar e muito mais de comer.
Gosto de dar valor aos pormenores da vida, pois são eles que fazem a diferença! Imaginaaaa como é bom estar em frente à lareira, num dia de Inverno, a ver pela janela a chuva a cair.
Gosto de tantas coisas… gosto sobretudo de quem gosta de mim!
21/11/2008
30 ANOS DE CARREIRA
Os Xutos & Pontapés surgiram a 22 de Dezembro de 1978, com um primeiro ensaio no espaço Senófila, mas a estreia ao vivo ocorreu a 13 de Janeiro de 1979, na sala dos Alunos de Apolo, em Lisboa, onde tocaram apenas quatro músicas.
O próximo ano adivinha-se intenso para os Xutos & Pontapés, com uma nova digressão e muitos projectos que estão praticamente fechados, o grupo tenciona também actuar num estádio de futebol.
Já foram fugazmente os Delirium Tremens e os Beijinhos e Parabéns, mas é como Xutos & Pontapés que têm resistido na música portuguesa ao longo de trinta anos, desde o começo punk-rock até ao rock n´roll que agrada a pais e filhos.
Tim, Zé Pedro, João Cabeleira, Kalú e Gui são comendadores da Ordem do Mérito, a sua história já foi contada em fotobiografia, em disco, mas é sobretudo em palco que celebram a música.
20/11/2008
Banda sonora
18/11/2008
Eficiencia Energética # 1
16/11/2008
Cores
Imaginaaaa como as cores podem ter influência psicológica sobre o ser humano. Algumas estimulam, outras tranquilizam, pois são captadas pela visão e transmitidas para o cérebro e consequentemente reflectem impulsos e reacções para o corpo.
O branco remete a paz, sinceridade, pureza, verdade, inocência, calma. A cor branca contém todas as cores e está relacionado à Lua e ao poder transformador.
O azul representa a verdade, a calma e a tranquilidade. A cor azul produz segurança e compreensão. Propicia saúde emocional e simboliza lealdade, confiança e tranquilidade. Está associada ao planeta Júpiter, que representa trabalho e prosperidade.
O amarelo representa a luz do sol e o brilho do ouro. Simboliza a vida, a alegria, a força, o poder e o vigor da mente. Seu uso melhora a concentração e a facilidade de comunicação. A cor amarela desperta e traz leveza, descontracção, optimismo. Simboliza criatividade, juventude e alegria.
O vermelho está relacionado à conquista e significa elegância, paixão, requinte e liderança. A cor vermelha activa e estimula, é a cor do fogo, da paixão, do entusiasmo e dos impulsos. Estimula os movimentos, ajuda a combater o stress e a falta de energia. Associada ao planeta Marte, representa o dinamismo.
O verde simboliza esperança, perseverança, calma, vigor e juventude. A cor verde é ligada ao elemento madeira e a primavera. Representa o crescimento, desenvolvimento, natureza e saúde.
O laranja além de significar movimento, espontaneidade, tolerância, gentileza, é uma cor estimulante. A cor laranja é a cor da comunicação, do calor afectivo, da confiança e da segurança. É a cor das pessoas que crêem que tudo é possível. Aplicada aos trajes, esta cor favorece, segundo os hindus, a desempenho sexual. Também está associada ao aumento de apetite.
O rosa significa romance, sensualidade, beleza. A cor rosa favorece a empatia e o companheirismo. Relacionada ao planeta Vénus, representa também o amor e a alegria.
O violeta é a cor das pessoas que procuram realização espiritual. A cor violeta significa sinceridade, dignidade, prosperidade, respeito.
O castanho geralmente está associado com terra e associa-se a estabilidade, constância, significa responsabilidade e maturidade.
O preto permite a auto-análise e a introspecção. Pode significar também dignidade. A cor preta é a cor associada ao poder e ao mistério. Induz a sensação de elegância e sobriedade.
Fotos: in Olhares
13/11/2008
Berlengas
Um património natural de grande valor, o pequeno arquipélago das Berlengas, situa-se a cerca de 10km a oeste de Peniche, está classificado como Reserva Natural desde 1981.
Este é um local que ainda hoje se apresenta quase no seu estado natural, pouco alterado pela mão humana, de acesso possível por meio aéreo ou marítimo. Apresenta um importante e rico habitat para as mais variadas espécies, existindo mesmo mais de cem espécies diferenciadas de plantas e uma fauna e flora excepcional. Impossível é não referenciar um dos maiores símbolos da ilha, as gaivotas!
Vale a pena conhecer os recantos desta maravilha natural, através dos trilhos pedestres ou dos interessantes passeios de barcos ao interior das grutas resultantes da acção erosiva do mar sobre o granito.
O Forte de São João Baptista, cartão de visita da ilha, foi mandado construir em 1651 pelo rei D. João IV, dada a sua posição estratégica. Diz-se que oferecia assistência aos marinheiros em passagem e aos muitos náufragos vítimas da violência da costa. Este forte terá sido sucessivamente atacado por piratas, o que levou ao seu abandono.
Já no século XIX o Forte é desartilhado e abandonado, servindo como apoio às actividades piscatórias da região. No século XX, o Forte foi transformado em pousada, abandonada após a revolução do 25 de Abril. Hoje em dia funciona como “casa-abrigo” da Associação dos Amigos das Berlengas, e é um dos locais de alojamento do arquipélago.
11/11/2008
Frases # 1
in algures na net
10/11/2008
09/11/2008
Roupeiro à medida
...uma das minhas maiores manias é ter o roupeiro todo organizado. Ok!! até reconheço que perco algum tempo a arrumar coisas que já estão arrumadas, mas não suporto ver o roupeiro numa desordem. Gosto de abrir as portas do roupeiro e ver as saias, depois as calças, as camisas, os casaquinhos e por fim os sobretudos, isto agora no Inverno, claro! Outra coisa que não aguento é ter roupa de Inverno misturada com a de verão!
Também sei que pode ser exagerado, mas tenho de ter as camisolas organizadas por cores, numa gaveta as pretas e brancas, noutra as castanhas e beges, na do lado as verdes e as azuis… na hora de procurar é muito mais simples!
E isto acontece com os cintos, os cachecóis, os sapatos e as botas, as malas, a roupa interior, a bijutaria…
Por vezes penso, “será normal, tanta organização?”, mas chego sempre à mesma conclusão! Isto não é só organização, é uma MANIA! Corrijam-me se estiver enganada!
07/11/2008
05/11/2008
Crianças “tecnológicas”
Nos últimos anos tem havido um grande progresso tecnológico, mas será positivo a forma como as crianças têm abdicado das “velhas” brincadeiras em função das novas tecnologias?!
04/11/2008
Simplesmente maçã
… uma excelente fruta para a promoção e manutenção da nossa saúde, pela sua riqueza em vitaminas, sais minerais, fibras, água e fitonutrientes, e pela sua escassez em gordura saturada, colesterol, sódio e calorias.
Os frutos ricos em fibras promovem a saciedade, devido à espécie de gel que formam no estômago, prevenindo a ingestão exagerada de alimentos, ajudando a manter um peso saudável. Grande parte da fibra e muitos dos fitonutrientes encontram-se na sua casca. As maçãs podem e devem ser comidas com casca. Por isso, comam maçãs.